Aventuras da NOCAS

Qual Lara Croft... Qual Indiana Jones... A cada dia uma nova aventura...

quarta-feira, agosto 2

Dresden



Na segunda e ontem passou na RTP1 uma série fantastica sobre um romance vivido entre uma enfermeira alemã e um aviador inglês em plena II Guerra Mundial em Dresden.
Mas o verdadeiro pano de fundo é o descortinar do porquê do bombardeamento aéreo dos aliados que destruiu por completo uma das cidades mais bonitas da Europa, já quando se tratava de e uma questão de tempo para a rendição alemã.
O bombardeamento ocorreu entre 13 e 15 de Fevereiro de 1945 e consta que morreram entre 200.000 a 250.000 pessoas. A cidade ficou completamente destruída.


A Frauenkirche símbolo da cidade ficou parcialmente inteira, caindo por completo no dia seguinte aos bombardeamentos.

Sessenta anos depois a cidade está renascida, a zona velha está de pé, poucos são os edifícios que lembram que anos antes tinham sido arrasados por completo. A Frauenkirche foi inaugurada em Outubro de 2005 , sessenta anos depois, e mantém o mesmo traçado e onde foi possível manteve algumas das pedras da construção original.

Estive em Dresden em Julho de 2005 e confesso, apaixonei-me pela cidade. Muito ao estilo de Praga (a República Checa fica somente a 50km) é a capital da Saxónia é uma cidade que nos transporta no tempo, e a qual recomendo vigorosamente.